quarta-feira, 4 de julho de 2012

estar começando um blog saiba o que nao fazer

1 – Não copie conteúdo

Não CopieO ideal é não copiar conteúdo, ponto.
Publicar conteúdo copiado é prejudicial para o seu blog (além de ser prejudicial para o blog/site copiado), porquê:
  • Seu conteúdo vai ser considerado como “conteúdo duplicado” pelos motores busca (Google, Yahoo, etc.), o que significa que você receberá menos visitas vindas deles;
  • Poucas pessoas vão se interessar em ler seu blog, afinal, podem ler as mesmas coisas onde foram publicadas originalmente – e em um monte de outros blogs que copiaram a mesma coisa que você;
  • Dificilmente seu blog se tornará popular e conhecido, pela mesma razão citada no ponto anterior.
  • Se você não for cuidadoso, poderá incorrer em violação de direitos autorais, o que é crime tipificado no código penal.
Existem outros motivos, mas esses 4 deveriam ser suficientes para lhe convencer de que publicar conteúdo copiado não é uma boa idéia.
Caso não tenha se convencido, pelo menos copie do jeito certo. Quando quiser copiar um texto, procure no blog/site original, pela licença do conteúdo. Ela pode ser de dois tipos:
  • Copyright – Se diz “Copyright” ou “Todos os direitos reservados” em algum lugar do blog, mesmo que seja no rodapé, não copie. Caso o fizer, estará cometendo um crime. É sério!
  • Creative Commons – Veja aqui tudo sobre Creative Commons (CC). Os blogs e sites que usam esta licença geralmente exibem um selinho que os identifica.O Creative Commons tem várias licenças, e todas elas autorizam a cópia, DESDE QUE se credite o autor. Algumas, além de exigir o crédito, não permitem publicar o conteúdo em sites com fins de lucro – que usem Adsense, por exemplo.Leia a licença de cada site, e certifique-se de cumprir as regras estabelecidas nela.
E se não há informação sobre a licença?
Caso não diga nenhuma das coisas que citei acima, não copie. O mais provável é que a pessoa não permita reprodução de conteúdo. Caso queira muito copiar o texto, entre em contato com o autor e PEÇA LICENÇA para reproduzir seu conteúdo.
E se ele não der licença, NÃO COPIE.

2 – Não esconda os créditos

Não esconda os créditosO fato de que você credite o autor, não lhe dá direito de copiar. O que lhe dá licença para copiar é o autor – ele decide. É um direito garantido por lei.
Crédito é um link clicável, apontando para o post original – não para a home do blog de onde você retirou o texto.
Crédito não deve dizer “Fonte: Lugar de onde você retirou o texto”. Fonte é o que se usa para pesquisar, não uma coisa que se copia. Coloque “Autor”, em vez de “Fonte”. É mais honesto, e é o correto.
O crédito deve estar no início do texto, logo abaixo do título. E deve aparecer no mesmo tamanho que o resto do texto – usar uma fonte minúscula no crédito, para que ninguém veja que o texto foi escrito por outra pessoa é muita filhadaputice.

3 – Não assuma autoria de um texto que não é seu

Diga Não ao PlágioIsso se chama plágio, e também é crime previsto no código penal. Se você copiou um texto, CREDITE. Coloque o nome do autor e um link para a página exata de onde você copiou.
Mesmo que você não diga “Eu escrevi este texto”, se não incluir créditos (nos moldes citados acima) está dando a entender que você é o autor – ou seja, plagiando uma pessoa que gastou tempo, esforço e talento em escrever algo.
De novo, é muita filhadaputice.
Além disso, nenhuma pessoa que tenha um pingo de decência e bom senso vai fazer de conta que criou algo que não criou, não é mesmo?

4 – Não peça links, nem visitas nem “uma força”

Não seja MendigoPedir e mendigar é patético, e não traz resultado algum. Já falei disso à exaustão, e muitas outras pessoas também. Leia:

5 – Não faça hotlink

Não Faça HotlinkHotlink é o que você faz quando você linka uma imagem que esta hospedada em outro blog, fazendo que ela apareça no seu blog.
Isso é errado, pois consome banda que o dono blog tem que pagar. Você faz hotlink, e a outra pessoa paga um custo. Você está roubando banda, e isso é errado!
O correto é copiar a imagem para o seu PC, e fazer upload dela para o lugar onde você guarda suas imagens – por exemplo, na sua conta do Blogger, ou em um serviço grátis de hospedagem de imagens.
Ao fazer hotlink, você se arrisca a que o dono da imagem a troque por outra, e você nunca sabe o que pode aparecer no seu blog – ele pode colocar uma imagem pornográfica, por exemplo. Então, guarde as imagens no seu espaço.

6 – Não escreva errado

Não Assassine o PortuguêsNão escreva com abreviações – pq, vc, msm, e coisas assim.
Não escreva em miguxês; naum ixcreva axim.
Use acentuação – não escreva neh, eh.
Não encha seu texto de palavras como “bróder”, “mermão”, “pow”, “véi”, e “falow”. De ser possível, não use nenhuma palavra desse tipo.
Escreva em português correto, puro e simples.
E use um corretor ortográfico – ele corrige não só a gramática, mas erros de digitação.
Por que é tão importante escrever direito? Porque escrever errado é uma excelente estratégia para afugentar visitantes e leitores, para não ser levado a sério, e para jamais ter um blog bacana e conhecido.

7 – Não faça spam

Não Faça SPAMNão mande emails dizendo “Visite meu blog” e coisas do gênero. Nem para listas de contatos, nem listas de discussão, nem para lugar nenhum.
Email não solicitado é SPAM – e ninguém pediu para receber email pedindo visitas pro seu blog, não é?
Exemplos de mensagem SPAM:

0 comentação:

Postar um comentário